• Jornal SindNovas

    SindNovas novembro/dezembro 2011

  • Festa do Servidor

  • Marcha da Liberdade Rio das Ostras

    Clique para ler o jornal da Marcha pela Liberdade

Sindicato dos Servidores de Rio das Ostras terá cineclube

Sessão de estréia exibirá documentário com o geógrafo Milton Santos

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio das Ostras realizará na próxima quarta-feira a sessão de estréia do Cineclube Sindserv-RO. Criado pela jornalista e produtora de mostras de cinema e vídeo, Leonor Bianchi, em 2010, o projeto ganhou um calendário permanente para 2011 e sua primeira sessão acontecerá no dia 23 de fevereiro, na sede do sindicato, com o filme “Milton Santos; o mundo globalizado visto do lado de cá”, do documentarista Silvio Tendler. As sessões de cinema, sempre seguidas de debate, acontecerão às últimas 4as feiras do mês, às 18h, com filmes livres para todas as idades e entrada franca.

Atuação social do Sindserv-RO

O Cineclube Sindserv-RO pretende ser um estímulo à rotina social do organismo sindical, além de ser um instrumento agregador da comunidade riostrense.  Fomentador de debates muitas vezes apagados pela grande imprensa ou pelo próprio ‘cinemão’ – como é chamado o circuito de cinema comercial -, o cineclube é um espaço para o debate livre sobre as realidades sociais. Diferentemente do circuito comercial, os filmes exibidos nos cineclubes, ao invés de apenas entreter o público, têm como principal objetivo contextualizar o homem em seu tempo histórico, levando-o a refletir sobre sua atuação enquanto um indivíduo social.  

Para o Coordenador Geral de Organização do Sindserv-RO, Renê Dutra, o cineclube  será mais um elemento de integração entre os servidores e destes com o sindicato.  “Para além da formação sindical e do papel de espaço legitimador de lutas trabalhistas, os sindicatos devem ainda exercer sua função social na comunidade onde estão inseridos, sobretudo entre seus filiados e demais trabalhadores que podem vir a se filiar. O cineclube abre a possibilidade de trazermos o cidadão riostrense para conhecer o sindicato e como ele atua na cidade. Esperamos aproximar servidores filiados ou não, seus filhos, estudantes, trabalhadores e público em geral também através do cinema. As relações entre trabalho e capital estão marcadas no filme ‘Tempos Modernos’, de Chaplin e de lá para cá muitos outros filmes foram feitos abordando a temática”, comenta o sindicalista, lembrando que há alguns anos, o Brasil é cenário de uma mostra anual de filmes chamada Cinema e Trabalho.

Debates após as sessões

Além das exibições, são previstos debates após as sessões. Os mesmos abordarão os temas tratados nos filmes apresentados, e terão a participação de convidados como artistas, produtores, técnicos, docentes, autoridades públicas, lideranças sindicais, profissionais, estudiosos e formadores de opinião em geral. Bruno Mattos, servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, produtor cultural e fundador do cineclune Subvercine, de Rio das Ostras, e o historiador Randal Turrini, comporão a mesa do debate da sessão de estréia.

Parceria com a Videoteca Cinema Popular Brasileiro

O projeto Cineclube Sindserv-RO estabeleceu uma parceria com a Videoteca Cinema Popular Brasileiro para uso de seu acervo durante as sessões. O acervo da Videoteca é voltado para produções nacionais, independentes ou não, que dificilmente chegam às salas de cinema, dada a famigerada política de distribuição e exibição de filmes no Brasil. Para saber mais sobre, acesse: WWW.videotecacinemapopularbrasileiro.wordpress.com 

Serviço:

Cineclube Sindserv-RO 

Data: 23 de fevereiro de 2011

Local: Sindserv-RO, Rod. Amaral Peixoto, 3234

Nova Aliança, Rio das Ostras (RJ) – (22) 9903-8733, (22) 9253-3903 e (22) 2760-8933

ImprensaBR

Assessoria de Comunicação

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: