• Jornal SindNovas

    SindNovas novembro/dezembro 2011

  • Festa do Servidor

  • Marcha da Liberdade Rio das Ostras

    Clique para ler o jornal da Marcha pela Liberdade

O Sindicato

Você pode entrar em contato com o Sindicato das seguintes maneiras:

  • Visitando a nossa sede – Rodovia Amaral Peixoto, 3234 – Nova Aliança – Rio das Ostras;
  • Através do e-mail: atendimento@sindserv-ro.com.br;
  • Pelos telefones: (22) 2760-8933 | (22) 9975-9149;
O Sindserv-RO

Texto de Randal Turrini

Historiador e coordenador do Projeto Memória do Sindserv-RO

O SINDSERV-RO, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio das Ostras, completa neste ano de 2011, 10anos de (re)fundação. A história de organização sindical dos servidores públicos municipais de Rio das Ostras inicia ainda quando o este município era o 2º distrito de Casimiro de Abreu.

Com a denominação de SISMUCA – Sindicato dos Servidores Municipais do Município de Casimiro de Abreu, todos os servidores lotados em Rio das Ostras integravam a base territorial do SISMUCA.

A partir da emancipação político-administrativa (10 de abril de 1992, quando Rio das Ostras emancipa-se oficialmente de Casimiro de Abreu), em 1994, o SISMUCA estende em assembleia sua base territorial do município de Casimiro da Abreu para também o novo município de Rio das Ostras, passando a se chamar SISMUCARO – Sindicato dos Servidores Municipais dos Municípios de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras. Neste mesmo ano era também fundado em assembléia na câmara municipal de Rio das Ostras o SINDSERV-RO – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio das Ostras.

Entre 1994 e 1997, o SISMUCARO e o SINDSERV-RO disputaram judicialmente o direito da base territorial do município de Rio das Ostras. Em assembléia conjunta no Iate Clube Rio das Ostras mês de dezembro de 1997 o SISMUCARO e SINDSERV-RO realizaram sua fusão passando a denominar-se: SINDILAGOS-RJ – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região dos Lagos e Baixada Litorânea.

Com grande crescimento de demandas em Rio das Ostras, por decisão da categoria representada no dia 23 de abril de 2001, desmembra-se a base territorial de Rio das Ostras do SINDILAGOS (re)fundando o SINDSERV-RO.

Passando por etapas como as mudanças estatutárias no regime presidencialista para a direção colegiada; a reivindicação para receber da prefeitura a contribuição sindical; o amadurecimento do seu processo eleitoral; no trabalho de comunicação com o seu boletim informativo SindNovas e na internet com o , https://sindservro.wordpress.com/; nas lutas pelo PCCS – Plano de Cargos Carreiras e Salários e na defesa dos direitos de diversas categorias como a Guarda, Saúde, Motoristas, Educação, Administrativos, Fiscais, Obras, Meio Ambiente entre tantos outros; na filiação a Central Única dos Trabalhadores do Brasil (CUT), nos trabalhos de pesquisa em conjunto e filiação ao Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (DIEESE), na passeata de reivindicações no dia do servidor 30/10/2009), o movimento sindical dos servidores de Rio das Ostras demonstra-se sempre atuante, combativo e defensor dos interesses coletivos de suas categorias.

O SINDSERV-RO compõe atualmente sua quarta gestão pautada na democracia e na representatividade de sua categoria.

%d blogueiros gostam disto: